No dia 18 de julho (terça-feira), às 19 horas e 30 minutos, o Diretor Institucional do Observatório Social de São José (OSSJ), João Alfredo Freitas Gomes, apresenta a metodologia e os resultados da ONG josefense, no Auditório da UNIVALI, com o objetivo de conscientizar os cidadãos de Biguaçu a criarem o Observatório Social ou o Núcleo do Movimento Cidadão Fiscal na cidade.
O Movimento Cidadão Fiscal – Indo Além de Contribuinte e Eleitor – nasceu em São José, como um braço do OSSJ, com o viés de fomentar o controle social em Municípios brasileiros, principalmente os de pequeno porte que, de modo geral, não possuem condições de criar e manter uma pessoa jurídica, como é o caso do Observatório Social. Ele tem como objetivo completar o tripé do exercício pleno da cidadania, que inclui, além de votar e pagar impostos, a necessidade de fiscalizar, cobrar e denunciar as irregularidades.
Em síntese, a ideia é que a pessoa física, designado de Cidadão Fiscal, atuando em um grupo organizado, denominado de Núcleo do Movimento Cidadão Fiscal, objetivando evitar represálias, e inicie ações objetivando acompanhar a gestão pública, cobrando eficiência, racionalização de recursos e, também, combata à corrupção. Para mais informações, acesse: www.facebook.com/movimentocidadaofiscal/
Para formar um núcleo em seu município, basta criar uma Fan Page e um grupo no Whatsapp com os interessados em fiscalizar o Governo Municipal. Atualmente, já há vários núcleos em funcionamento, dentre os quais se destacam os de:
– Niterói/RJ: www.facebook.com/cidadaofiscalniteroi
– Porangatu/GO: www.facebook.com/cidadaofiscalporangatu