Escola OSSJ

A Escola OSSJ é um espaço democrático e apartidário de formação de cidadãos. O cronograma de palestras é pensado de forma a agregar conhecimentos sobre fiscalização de gestão e gastos públicos. É um espaço que traz conhecimento sistematizado dentro do contexto de cidadania ativa.

Qual a função social de uma escola?

A escola, na medida em que trabalha com conteúdos, valores, crenças e atitudes, é um espaço do campo social que funciona como “locus” privilegiado. Sendo assim, é um ambiente que possibilita o acesso ao conhecimento sistematizado e historicamente produzido, no sentido de significar os conteúdos, ultrapassando ao senso comum de maneira crítica e criativa.

Quais as finalidades de uma escola?

Segundo o Estatuto Social do Observatório Social de São José, a Escola OSSJ segue alguns princípios básicos para que exista enquanto espaço de formação de cidadãos. São consideradas principais finalidades da Escola:

I – Fiscalizar o uso racional dos recursos públicos, a eficiência na gestão e a efetividade na prestação de serviços públicos

II – Estimular sociedade civil a exercer plenamente a sua cidadania, indo além de contribuinte e eleitor, por meio do controle social

III– Interagir e buscar a efetividade da atuação do controle institucional

Acompanhe a agenda da Escola OSSJ: